sexta-feira, 20 de maio de 2011

Antecipação da dor

Olha, eu estou me adiantando nessa conversa porque eu sei como isso funciona. Já passei por isso. Não será a primeira vez e eu sei que também não será a última. Mas estou deixando isso escrito e pronto pra ver se na hora dói menos. Assim evitamos os choros, os xingamentos, as palavras ditas que não voltam atrás e machucam. Também não precisamos ficar relembrando o quanto foi bom. Não tem pra quê.

Estamos bem hoje, eu sei. Mas a vida dá voltas. Amanhã pode ser que uma palavra fora de contexto, um telefonema não atendido, um encontro desmarcado ou, simplesmente, o encanto quebrado acabe com tudo. E aí ficarão estas palavras para evitarmos a chateação do adeus.

Porque o adeus acontece quase sempre da mesma forma. Mas dói mais quando é alongado, quando ficamos remoendo tudo o que aconteceu. Aposto como você iria resgatar o nosso primeiro encontro, o sorvete de tapioca, o banho de guaraná que você me deu, o salto da sandália quebrada, o meu medo de viajar de avião e a força que você segurava minha mão pra tentar me acalmar.

E eu ia relembrar do dia que o salto da sandália quebrou e eu te carreguei no colo por uns três metros, quase morrendo, e evidenciando que força e preparo físico não eram meu forte. Ia lembrar de como você ficou maravilhada quando te levei pela primeira vez ao Louvre. E principalmente, ia sentir no ar seu cheiro de banho tomado que você trazia ao deitar ao meu lado naquele tempo em que você trabalhava até tarde no café.

E eu juro que não precisamos disso. Se chegou a hora, o melhor é você seguir teu rumo. Eu vou ficando por aqui. Mas eu precisava me adiantar com isso e te explicar que te amo. Mesmo que você esteja me deixando. Eu te amo. Te amo como nunca amei nenhuma das outras – e eu não preciso reforçar que foram muitas já que você tratou de descobrir todas.

Te amo mesmo. Cada coisa, cada mania, cada defeito, cada palavra. Tudo seu se encaixa perfeitamente em mim. E eu queria que você soubesse isso agora. Ainda que seja tarde, mas é importante pra mim. Vai seguir tua vida. Mas saiba que aqui eu vou continuar te amando.

3 comentários:

  1. Não gosto de quem se antecipa....

    ResponderExcluir
  2. O texto é ótimo. Mas eu discordo do narrador em relação a várias coisas. Primeiro, acho que não deveria antecipar despedida. Aproveite o presente, deixe pra chorar lá na frente - se precisar chorar. Segundo, quando o cara fala "não precisamos disso", referindo-se a alongar o sofrimento, ele está equivocado. Remoer é sempre ruim. Mas vale refletir, processar, entender. Num momento de tristeza, sempre esse processo vai tender a uma ruminacão chata e melancólica, algo nostálgica. Até cicatrizar as feridas, é importante. Pior, na minha modesta opinião, é fingir que nada aconteceu. E pular pra próxima etapa sem digerir a fase anterior. Enfim, obrigado pelo texto de hoje! =) Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Orgulho de ter esse menino como colaborador da meiaum. =D

    ResponderExcluir