domingo, 7 de outubro de 2007

O Trem

Aquele não era um trem muito grande. Mas seus vagões eram suficientes para muita coisa. Suas viagens eram sempre muito agradáveis, apesar de algumas passarem por lugares um tanto quanto improváveis e até, por que não dizer, fora de rota.

Ainda assim, era um ótimo trem. Cada vagão era determinado pra uma atividade específica. O primeiro era o coração. Lá estavam alojados o motor e também o maquinista. Era dali que partiam todas as decisões sobre destinos, partidas e chegadas. Mais as chegadas, nem tanto as partidas.

Tinha ainda um vagão exclusivo para diversão. Jogos, brincadeiras, fantasias, histórias, piadas. Qualquer coisa relacionada ao prazer, tudo estava ali. No seguinte, estava o aconchego, o carinho, o descanso, a amizade, aquele sentimento de bem-estar.

Em outro vagão estava a responsabilidade, o bom senso. Era também o vagão do trabalho, da seriedade. Não era o mais atrativo aos passageiros, mas todos sabiam que era muito importante para compor aquela engrenagem.

Ali, podia-se viajar com calma, tranqüilidade e ao mesmo tempo ter muita diversão e situações inesperadas. Porém, acontecia que o maquinista andava triste, procurando um passageiro para viajar com ele. Já imaginou que triste é um vagão sem passageiro?

Os vagões estavam todos vazios. Ninguém para aproveitar tudo aquilo que a máquina e seu maquinista ofereciam. Sequer um passageiro para viajar pelos lugares mais distantes que o trem e a imaginação do maquinista poderiam levar.

E dessa maneira, o trem perde a força. E pára. E vai ficar ali, emperrado em um trilho qualquer esperando algum novo passageiro. Longe da última parada e sem saber qual a distância para a próxima. E o maquinista esperando o coração da máquina voltar a assobiar aquele alegre “piuííííí”.

9 comentários:

  1. Adorei seus textos!
    Lendo sinto até a alma.
    Parabéns!

    Estou te linkando, ok?

    ResponderExcluir
  2. Paul,
    vc anda inspirado heim!
    Texto muito bom...
    Adorei!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Uai... mas se você ficar parado nada acontece.... é pra ser assim mesmo????

    ResponderExcluir
  4. Ai depende do que cada um entende por ficar parado...

    ResponderExcluir
  5. Paulinho,
    adorei o texto!!!
    o cacto eu já arrumei, mas um trem... um trem vai ser bem mais difícil!
    hahahahaha
    bjssssssssss

    ResponderExcluir
  6. rapaz, tenho orgulho de ser seu amigo! é o palavra mesmo! abração!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Você continua em meus favoritos, eu apenas não para qual e-mail enviar o convite para acessar meu blog.

    katgdv@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Esta lindo este texto sobre trem.
    Tem mais um trem vazio por aqui.
    Ou melhor, apitando por um passageiro intruso, desconhecido até...

    ResponderExcluir