sexta-feira, 24 de junho de 2011

Dois Sentidos

Você sabe. Você me conhece bem. De todas as variantes mais loucas dessa nossa língua portuguesa, o que sempre me deixou mais encantado é a forma como uma palavra tem sempre mais de um sentido dependendo do contexto em que for utilizada.

Já brincamos muito com isso fazendo jogos de palavras. Não esqueço nunca do dia em que você roubou um manequim da loja do seu pai só pra me jogar um braço quando te pedi “uma mãozinha” pra terminar o arroz. Ou o dia que você me ligou no meio da tarde, dizendo que estava em casa e que tinha perdido a cabeça. Eu larguei tudo no escritório e te encontrei às gargalhadas na cama, com o manequim decapitado ao seu lado. “Perdi!”, você disse entre uma e outra risada.

Macaco, que pode ser o animal ou a ferramenta que ajuda a trocar pneu. Carta, que você – paulista – usa para carteira de motorista e eu uso para o texto que enviamos a alguém via correio. Fogo, aquele que queima ou aquele que você não me nega nunca. Pau, que pode ser um pedaço de madeira ou... Enfim, você sabe. Você me conhece bem.

O triste de tudo isso é que até agora eu pensava que amor só podia ter um significado. Esse entre nós. Esse que esteve aí durante os últimos anos. O significado de querer estar junto, de compartilhar, de fazer amor, de contar as novidades.

Mas sabe? Eu descobri que não. Tem outro significado. Não sei explicar qual é. Mas, me parece que eu não quero mais tudo aquilo do outro significado, aquele das coisas boas. Parece que não quero mais você. Mesmo assim, eu sei que te amo. Não sei se de uma nova maneira, com um novo significado... Explica essa? Tem como ter esse duplo sentido?

9 comentários:

  1. Você anda passando por umas reflexões sobre os sentimentos, hein?! Haja processo acontecendo! Me fez refletir também. Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Ah, o amor!!!! Tão simples e tão complicado!
    Muito bom o texto!

    ResponderExcluir
  3. Sempre tem os dois sentidos. E, como é o melhor dos sentimentos, às vezes (muitas) é possível confundí-lo. Achar que estar amando enquanto está apenas vivendo um romance...
    É tão confuso que... sei lá

    ResponderExcluir
  4. O dia em que alguém conseguir resolver essa equação, ou descobrir os componentes químicos, a literatura vai perder muito em qualidade. E você, em inspiração. Ótimo texto. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Esse significado de amor é impossível explicar ou descrever...
    Adorei tomatito!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olha, amor tem bem mais do que dois sentidos. È mais do que essa via dupla.

    Ótimo texto, principalmente a ideia dos manequins. Consegui ouvir as gargalhadas.

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  7. nenhum amor tem explicação!

    ResponderExcluir
  8. Também adoro as palavras polissêmicas e também estou passando pelo mesmo. Amo uma pessoa há anos e, ao mesmo tempo, não mais como antes. Mas, quero perto...distante! Ou distante perto? Não sei. Difícil...
    By the way...ótimo seu texto e seu blog. Não conhecia!!! Visitarei mais! :)

    Alguém que só quer desabafar sem se identificar.

    ResponderExcluir