sexta-feira, 30 de março de 2012

Eu não sou ele

*Por Diego Amorim

Eu não sou o seu pai. Não fui eu quem trai sua mãe, por mais de uma vez e com mais de uma mulher. Não fui eu quem chegou a sua casa de madrugada, bêbado, gritou com você, empurrou seu irmão e quebrou o vaso mais caro da sala de estar. Não sou eu aquele homem estúpido e, coitado, inconsequente. Aprenda isso de uma vez por todas, meu bem.

Sei que ele não é o exemplo de homem que você gostaria de ter tido em casa. Sei que ele não é o pai que você merece nem o esposo que sua mãe sempre desejou. Mas ele é ele. E eu sou eu. Não venha descontar em mim seus traumas e suas revoltas familiares. Procure um psicólogo, um pastor, um padre, cinco amigas, vá comer chocolate, ver filmes repetidos, mas não me atormente nem coloque nossa relação em risco por conta de sua raivazinha reprimida.

Alguns problemas seus serão nossos, benzinho. Mas esse, me perdoe, é problema seu, somente seu. Pare com essa nóia de me comparar com seu pai, de cuspir em mim os olhares odiosos e as palavras ácidas que você nunca teve nem terá coragem de dirigir a ele. Chega de jogar indiretas para cima de mim. Chega de viver amedrontada, de fantasiar traições que nunca cometi, de atribuir a mim um caráter duvidoso que nunca lhe transpareci.

Meu bem, sou homem. Coisa que seu pai não pareceu ser para você. Dizem por aí que as mulheres acabam – mesmo que inconscientemente – procurando parceiros parecidos com os pais. Se é verdade, não sei. Mas se for, tenho certeza de que, no nosso caso, você errou na procura. Sou bem diferente do seu pai. Você sabe disso. Só precisa se convencer.

*O Blog Alguns Momentos publica, uma vez por mês – sempre na última semana –, um texto de um amigo do blog. Tem uma história para contar? Quer escrever também? Mande seu texto para blogalgunsmomentos@gmail.com

4 comentários:

  1. Tenho um pai maravilhoso, como pai... Mas como marido uma droga! E acabo passando isso pro meu relacionamento. Acho que meu namorado me trai e que não vai mais me fazer feliz assim que chegar a monotonia do casamento... É um erro, mas não é de propósito! É exatamente assim que agimos quando não temos um bom exemplo de casamento em casa... Acho que nunca vou ser feliz porque TODOS os casamentos ao meu redor são um fracasso! Tenho o casamento como uma forma de ter um filho pra não ficar só... Um absurdo, eu sei! Mas é difícil pensar de outra forma quando nunca se teve um exemplo bom! Achei a postagem interessante porque é exatamente assim que algumas pessoas agem.

    ResponderExcluir
  2. As mulheres sempre encontram uma forma de descontar suas angústias reprimidas em alguém, seja no companheiro ou no pobre animal de estimação que, coitado, nem sabe o que quer dizer isso.

    Pena que, muitas vezes, não medem as consequências e acabam jogando fora uma oportunidade louca de serem intensamente felizes.

    "É pena
    Que você pensa que eu sou escravo
    Dizendo que eu sou seu marido
    E não posso partir
    Como as pedras imóveis na praia
    Eu fico ao teu lado sem saber
    Dos amores que a vida me trouxe
    E eu não pude viver..."

    ResponderExcluir
  3. Sorte ou azar tive eu, que tive pai mas não tive!!! Ele vivia a viajar a trabalho, e quando passamos de fato a conviver ele já não tinha como me influenciar!!!

    O que na verdade me deixou sem uma referencia que o valesse!!!

    Mas posso dizer que fiz boas e más escolhas nesse quesito mas em que nenhuma delas, atribui culpas que não existiam!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo texto... soube retratar perfeitamente como isso acontece em uma relação... Querendo ou não, muito da nossa personalidade é resultado da nossa infância e de lembranças familiares.

    ResponderExcluir